Resumo:
A assembleia geral é um conjunto de pessoas que se reúnem em nome próprio, para discutir os seus problemas. Como tal esta assembleia é representativa, deliberativa administrativa. Existe dois tipos de assembleia, a assembleia deliberativa e a assembleia consultiva.
As Assembleias-gerais o órgão supremo é que decide sobre as políticas a seguir. Normalmente é composta pelo conjunto dos sócios com direito a voto. Nas Assembleias-gerais existe dois tipos de reuniões, periodicamente para discutir e aprovar o relatório de contas e orçamento; Pontualmente é só para tratar de assuntos. As assembleias-gerais são dirigidas por um órgão de “Mesa”, constituído por três elementos efectivos, a quem compete convocar, organizar, dirigir e controlar as reuniões. Para estas reuniões têm de convocar as pessoas 15 dias antes e as reuniões são feitas uma vez por ano. As assembleias – gerais não têm por vezes pessoas suficientes para estabelecer cargos para a reunião. A forma de deliberação e o quorum, é o número de percentagens de menbros e dos votos, que é necessário para o funcionamento destas assembleias. a sua validade é tomada pelas votações simples, alteração dos estatutos e a dissolução.
Ordem de trabalho: É o conjunto de assuntos propospostos seguidamente para serem discutidos na convocatória.
O período antes da O.T são discussões que não afectam, intervenções claras e sintéticas é indicado pelo presidente da MAG, poderá também ser requerido a um período de propagação.
O período da O.T são as discussões dos assuntos, é um período principal da AG, esta discussão é aberta a todos os que frequentam a AG.
O nome das propostas são: moções, propostas e requerimentos.
O grupo de interacção e debate, é um grupo que tem a capacidade de criar e imaginar, sabendo os utilizar para um objectivo final resolver um determinado problema, este é divulgado pelos participantes, que verão os aspectos importantes para relacioná-los.
Os interlocutores são as pessoas que participam do processo de interacção. É aquele que toma parte da conversa, em teoria da comunicação, o emissor e o receptor. Estes participantes devem ser claros, devem separar os seus sentimentos, para despertar o interesse do assunto exposto e também para provocar uma reacção, para tal convencermos as pessoas que estão a ouvir.
O director, moderador e coordenador este mesmo supervisiona e repara na organização da reunião, como a parte do discurso, é uma forma de disciplina e ordem. O director tem como objectivo definir o problema e dar início até desenvolver todos os conteúdos.
O assunto das reuniões têm como objectivo expor o assunto de uma maneira breve e directa, tal como isto despertará a atenção dos ouvintes.
As circunstâncias são o local, a hora, o ambiente da sala e a disposição dos ouvintes, isto pode provocar o fracasso das reuniões por não estarem devidamente correctos.
A interacção e o debate são grupos que trazem as suas próprias ideias, no qual 80% são para os problemas e 20% para estudar as outras alternativas que existem, mas como tal isto devia ser ao contrário.
Sem comentários:
Enviar um comentário